CDFT | A Escola

CRIAÇÃO

Desejando ter um espaço de formação Teológica para leigos e leigas que superasse a Escola de Fé existente em diversas paróquias e também se aproximasse em métodos e conteúdos ao nível acadêmico básico de teologia, o então Bispo diocesano Dom Ercílio Turco, em abril de 1998, iniciou um processo de conversação com Pe. Reynaldo Ferreira de Melo (Coordenador Diocesano de Pastoral) e Dr. Pe. Paulo Sergio Lopes Gonçalves (recém doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma), onde discutiram as linhas gerais do novo Curso de Teologia, optando-se por desenvolver os tratados básicos da Ciência Teológica.

Em outubro do mesmo ano foi levada ao Clero Diocesano, uma proposta pedagógica do curso, definindo-se que:  o curso fosse estruturado em cinco blocos como: Introdutório, Histórico, Bíblico, Sistemático e de Moral e Pastoral. Assim sendo, o curso teria duração de dois anos com blocos semestrais; as aulas aos sábados das 14 às 18 horas; os professores fossem propriamente do ofício, aproveitando-se também Presbíteros do Clero Diocesano, sobretudo nas disciplinas de Pastoral; que fosse ministrado na cidade de Limeira, e fosse cobrada dos (as) alunos (as) uma contribuição mínima mensal.

Após a aprovação do Clero, iniciaram-se os trabalhos.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Aos 19 dias de fevereiro de 1999, após uma celebração de Abertura e presença de 95% dos 216 inscritos, iniciaram-se as aulas.

Em dezembro do ano 2000, para marcar o encerramento do curso da 1ª turma, os formandos, familiares, amigos e professores, participaram de uma missa de ação de graças, presidida pelo bispo diocesano Dom Ercílio Turco junto com os padres de nossa Diocese. Após a celebração, houve um almoço de confraternização e a entrega dos certificados de conclusão aos alunos.

RAZÃO SOCIAL

Em janeiro de 2004, juridicamente passamos a ter a denominação de Centro Diocesano de Formação Teológica – CDFT.

CORPO DOCENTE

Os docentes convidados provêm de três instituições: da PUC-Campinas, da PUC-SP e da Diocese de Limeira. Os critérios para a alocação do (a) docente nas disciplinas são: a) Afinidade teológica e pedagógica com as disciplinas; b) Titulação mínima de especialista em teologia; c) experiência pedagógica em teologia.

LOCAL DA ESCOLA (CDL):

Atualmente o CDFT conta com sede própria, localizada no Centro Diocesano de Limeira:

SP 147 Rod. João Tosello, Km 103

SECRETARIA

Rua Alferes Franco, 80 - Centro - CEP 13.480-050 - Limeira-SP (Cúria Diocesana).

De segunda à sexta-feira das 08h00 às 17h00.

Kátia Cilene L. Gonçalves Silva e Carla G. R. da Silva.

       
DADOS DE CONTATO
cdft@diocesedelimeira.org.br
 
HOME
 
DIOCESE
Centro Diocesano de Limeira (CDL)
 
CDFT
Curso
Cursos de Aperfeiçoamento
Eventos
Links
 
CONTATO